terça-feira, 6 de maio de 2014

Encontro do dia 05/05/2014 - João 1, 35-42 – Cristo nos chama à intimidade com Ele

João 1, 35-42 – Cristo nos chama à intimidade com Ele

35 No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos. 36 E, avistando Jesus que ia passando, disse: Eis o Cordeiro de Deus. 37 Os dois discípulos ouviram-no falar
e seguiram Jesus. 38 Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que procurais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras? 39 Vinde e vede, respondeu-lhes ele. Foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia. Era cerca da hora décima. 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que o tinham seguido. 41 Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: Achamos o Messias (que quer dizer o Cristo). 42 Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que quer dizer pedra).

Reflexão:

Versículos 35-37: João Batista foi o ultimo dos profetas. Ele é aquele que Isaías havia profetizado: "a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor!". Filho de Isabel e Zacarias vivia para pregar que o Reino de Deus estava próximo. Não dava testemunho de si, mas apagava-se para que Cristo aparecesse. Assim o fez ao indicar a seus discípulos o verdadeiro Cordeiro de Deus. Cristo estava passando... Cristo passa em nossas vidas diversas vezes! Às vezes não temos olhos para enxergá-lo... Mas Deus em sua infinita misericórdia coloca em nossos caminhos vários "Joãos" para que nos façam vê-lo! Isso porque Ele quer ser encontrado por cada um de nós!

Versículos 38-39: Cristo hoje se vira para cada um de nós e pergunta: "Filho, filha, hoje você veio aqui porque? O que procurais?" O que temos procurado ao irmos ao encontro de Cristo? Os discípulos procuravam ter intimidade com Ele, procuravam conhecê-Lo. Saber onde mora alguém, ser convidado para entrar na casa desse alguém é um sinal de quem quer se tornar intimo! Qual á a nossa intenção ao procurarmos Deus? Será que o vemos como uma revista de pedidos da Avon ou da Natura? Escolho aqueles produtos que quero e depois quando não precisar mais deixo a revista de lado? Ou será que nosso coração esta na intenção de se tornar intimo de Nosso Senhor? Deus sonha com essa intimidade com cada um de nós! Por isso nos diz hoje: Vinde e vede o que tenho preparado para Ti! Venha ver meus planos! Venha ser intimo meu. Venha me conhecer, me seguir...

Versículos 40-41: Os dois discípulos eram João e André, irmão de Pedro. A pressa de André em encontrar o irmão e ir anunciar a boa nova que havia encontrado o Messias nos lembra a pressa em que Nossa Senhora foi às montanhas de Judá  visitar a prima Isabel que estava gravida de seis meses de João Batista. É preciso ter pressa em anunciar o Reino de Deus e coloca-lo em prática na nossa vida. Pressa, pois não sabemos o tempo que temos! Após encontrar o Messias na intimidade, é necessário correr para anuncia-Lo a nossos irmãos! Achar Cristo em nossa vida, tornarmo-nos íntimos Dele... E apressadamente testemunharmos sua presença no meio de nós!


Versículo 42: André levou Pedro a Jesus. Será que temos levado nossos irmãos ao Senhor? Ou ficamos parados no nosso comodismo? Como temos agido em nossas vidas? André levou Pedro, que ainda tinha o nome de "Simão". Esse nome significa "caniço". Caniço é aquela cana fininha que usamos para pescar. É frágil, facilmente se quebra. Jesus prontamente muda o nome de Simão para Cefas, que quer dizer "Pedra". Assim também acontece com cada um de nós! Sem Cristo somos frágeis, mas ao encontrarmos com Ele, nos tornamos fortes como pedras!

Áudio e Músicas do encontro


Nenhum comentário:

Postar um comentário