Êxodos 3,1-12 O Verdadeiro Sentido de Nossas Vidas
Quando Moisés nasceu, havia uma ordem do faraó que fossem jogados no Nilo todos os meninos nascidos do povo hebreu. A mãe de Moisés, contrariando toda lei, amamentou seu filho até
os três meses de idade e o colocou em um cesto no rio. A filha do faraó o encontrou e o adotou como seu filho. Apesar de Moisés não saber sua ascendência, um dia, caminhando, viu um soldado egípcio maltratando um hebreu. Tomado de raiva, acabou matando o egípcio e fugiu para Madiã, onde conheceu sua mulher.
1. Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb. 2. O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia. 3. “Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome.”4. Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: “Moisés, Moisés!” “Eis-me aqui!” respondeu ele. 5. E Deus: “Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. 6. Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus. 7. O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos. 8. E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.9. Agora, eis que os clamores dos israelitas chegaram até mim, e vi a opressão que lhes fazem os egípcios.10. Vai, eu te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo”.11. Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ter com o faraó e tirar do Egito os israelitas?” 12. “Eu estarei contigo, respondeu Deus; e eis aqui um sinal de que sou eu que te envio: quando tiveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus sobre esta montanha”.
Reflexão:
Versículos 1-3: Parecia que Moisés tinha se encontrado. Não vivia mais no palácio do Faraó, mas já estava casado, ajudava o sogro e tinha um filho chamado Gerson. Muitas vezes achamos que já encontramos sentido para nossas vidas. Quando a calmaria chega, parece que é ali que permaneceremos. Até que Deus se manifesta para cada um de nós pedindo algo a mais. E Ele se manifesta por meio da sarça ardente. Esse é o marco na vida de Moisés... Também em nossas vidas Deus se manifesta e em determinado momento nos pede algo a mais! E irá nos pedir, assim como pediu a Moisés. A sarça ardente o iluminou, o atraiu, o aqueceu... Assim também é o sinal que Deus nos dá em nossas vidas: pois a vontade de Deus nos atrai, nos ilumina, nos aquece... Mas ao mesmo tempo, não nos consome, pois tudo o que vem de Deus é leve!
Versículo 4-6: Deus chama Moisés pelo nome, mostrando intimidade com ele. Em Isaias, Deus nos fala: "Eis o que diz o Senhor, aquele que te criou e te formou: Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu" (Isa 43,1). Deus é o nosso criador, o nosso inventor, nosso Senhor! Ele nos conhece mais que nós mesmos nos conhecemos... E porque nos conhece, Ele também quer se fazer conhecido em nossas vidas... Aqui, Ele se apresenta para Moisés como o Deus de Abraão, Isaac e Jacó, mostrando que Ele é o Deus do impossível!
Versículos 7-9: "Eu conheço seus sofrimentos". Que maravilha é saber que nosso Deus não está alheio aos nossos sofrimentos! Que Ele sabe o que nos faz chorar, que Ele ouve nossos clamores... Que maravilha é saber que Ele deseja nos restaurar e nos tirar de toda escravidão! Somos o seu povo escolhido e Ele deseja que vivamos na abundancia do seu amor! Não está nos planos de Deus que vivamos na miséria, nem que vivamos mendigando amor em terras estrangeiras... Mas que recebamos Dele a verdadeira liberdade, que é ser cuidado por Ele! Sermos livres para fazer a vontade de Deus na nossa vida, para vivermos os Seus sonhos de abundancia... Essa é a verdadeira liberdade!
Versículos 10-11: Ao informar a Moisés que ele era o escolhido para libertar o povo hebreu da escravidão, Moisés responde com uma frase: "quem sou eu?". Muitas vezes nos enxergamos com olhos míopes. Não nos vemos capazes de grandes coisas. Às vezes, sequer sabemos ainda porque estamos aqui. Para que vivemos... Em Efe 1,4-6, está escrito: "(Deus) nos escolheu nele, antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis diante de seus olhos". A nossa primeira vocação é, portanto, a santidade. Ser santos para garantir a vida eterna ao lado de Deus. Mas cada um é diferente do outro e o caminho de santidade de cada um também é diferente. Para descobrirmos então o propósito de Deus em nossas vidas, precisamos entender que muito antes de eu e você nascermos, Deus já havia pensado em cada um de nós... E como um bom inventor, nos criou sabendo para o que "serviríamos". Podemos então escolher muitas coisas em nossas vidas: cônjuge, trabalho, lazer... Mas não podemos escolher para que servimos ... O propósito de Deus ter nos criado é muito maior que nosso mundinho... E encaixa-se perfeitamente no proposito de Deus para outras pessoas. Você é quem é por uma razão. Sua aparência tem uma razão, seus dons têm uma razão.
Versículo 12: Para descobrirmos nossa posição nesse mundo, então, basta obedecer à voz de Deus e acreditar que Ele estará conosco nos guiando! Como um inventor, Deus sabe para quê nos criou. O sentido de nossa vida está nas mãos Dele. Temos então que parar de olhar para nossa existência de maneira míope e acreditar que é na entrega real a Deus que encontraremos o verdadeiro sentido de nossas vidas! Deus tem planos maravilhosos para cada um de nós e se ficarmos tentando adivinhar a vontade Dele, nunca conseguiríamos, pois é Ele mesmo quem diz: "Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor; mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos." (Isa 55,8-9). Ele, e só Ele sabe o verdadeiro sentido da existência de cada um de nós. Tenhamos então a coragem e a humildade de nos entregarmos à Santíssima Vontade de Nosso Senhor, para que encontremos o verdadeiro sentido de nossas vidas!
Vídeo e Músicas do Encontro
Nenhum comentário:
Postar um comentário