segunda-feira, 23 de março de 2015

Encontro do dia 09/03/2015 - Marcos 1,40-44 – Se queres, podes curar-me

Marcos 1,40-44 – Se queres, podes curar-me

40 Aproximou-se dele um leproso, suplicando-lhe de joelhos: "Se queres, podes limpar-me." 41 Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: "Eu quero, sê
curado." 42 E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado. 43 Jesus o despediu imediatamente com esta severa admoestação: 44 "Vê que não o digas a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho."

Reflexão

Versículo 40: Ter lepra na época de Jesus era uma condenação à morte corporal e moral. Lemos em Lev 13,45-46 que o leproso teria suas vestes rasgadas e deveria denunciar-se como impuro para todos; enquanto durasse seu mal, ele também não poderia morar com sua família, mas precisaria viver fora do alojamento. Além da humilhação, havia também a solidão dado o isolamento da família e de seus entes queridos. Imaginem o sofrimento!
                Neste versículo vemos um leproso aproximando-se de Jesus. E nesse gesto, há varias dicas para quem quiser alcançar uma verdadeira cura interior! A primeira dica está AONDE buscar a cura... Só Cristo tem o poder para nos curar, limpar, salvar... Precisamos nos aproximar Dele se quisermos verdadeiramente ser curados... Mais do que isso... Precisamos nos aproximar sem julgamentos! Pois nada, nem ninguém, tem o direito de nos dizer: “ Você não pode se aproximar de Jesus! Você é impuro! Você é pecador!”. Aquele leproso não se ateve aos julgamentos exteriores. Ele simplesmente foi ao encontro de Cristo... Assim também deve ser com cada um de nós! Não há pecado ou doença que possa nos impedir de nos aproximar Dele. Minha verdadeira conversão aconteceu quando percebi isso... Jesus me queria exatamente como eu estava: suja, pecadora, cheia de feridas! É o Cristo misericordioso que nos chama e nos diz que não são os sadios que necessitam de médicos, mas os doentes! Ele veio para nós, pobres enfermos e pecadores! Reconhecer isso é um passo importantíssimo da cura interior: Ele nos quer como somos, como estamos AGORA! O segundo passo para a cura interior está em nos prostrarmos aos pés de Cristo! Jesus não resiste àqueles que se ajoelham diante Dele!!! Toda vez que reconhecemos que não somos nada e nos lançarmos na misericórdia divina, Cristo se compadece de nós! O terceiro passo é “jogar a responsabilidade para quem é de direito!”... “Se queres, podes limpar-me”. Sim! Dizer a Cristo que cremos que Ele tudo pode! Submeter nossas vontades à vontade de Cristo!

Versículo 41: Jesus se compadece de quem quer ser curado! Vejam que muitos não querem ser curados! Tem pessoas que tratam suas enfermidades como se fossem verdadeiros troféus. Tem gente que não quer ser curada e que, no fundo, até gostam de estar doentes. Esses nunca serão curados, pois todo milagre é resposta de Deus a um anseio nosso! Ele acontece quando apresentamos a Deus a nossa vontade... E essa vontade vai de encontro à vontade de Deus. Eu quero ser curada e por isso peço a Cristo pela minha cura... E porque Ele não resiste a um pedido feito de coração, ele se compadece e une à nossa vontade, a vontade Dele! “EU QUERO!”. Cristo QUER te ver curado! Cristo QUER te libertar! E você? Você quer? Se quiser, o que tem feito para alcançar seu milagre? Será que tem sido como o leproso que não se importou com o que os outros iriam pensar dele? Será que tem se lançado aos pés de Cristo? Será que tem enfrentado tudo e todos para receber seu milagre? Não há impossíveis para Deus! E hoje Ele quer fazer o impossível acontecer em nossas vidas! 

Versículos 42-44: IMEDIATAMENTE – Assim é quando Cristo compadece-se de nós e decide fazer o milagre! Ele age imediatamente! Mesmo que você ainda não veja o milagre, creia: Cristo está agindo! O leproso acreditou na sua cura e foi se apresentar ao sacerdote conforme era prescrito na Lei, para que pudesse voltar à sua vida, à sua família... Hoje Cristo se apresenta a cada um de nós. Vamos, assim como o leproso do Evangelho, apresentarmo-nos a Ele, mesmo sabendo de nossos pecados; vamos na certeza de que seremos acolhidos em sua imensa misericórdia! E digamos a Ele: Senhor, se queres, pode curar-me! Façamos hoje a experiência de nos abandoarmos na misericórdia divina, entregando a Jesus nossas misérias e permitindo que Ele nos cure e purifique para que possamos retornar à nossa história, à nossa vida, transfigurados e curados Nele!


Vídeo e Música do Encontro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário