terça-feira, 1 de abril de 2014

Encontro do dia 31/03/2014 - Mateus 14,22-33 Jesus Caminha sobre as Águas

Mateus 14,22-33 Jesus Caminha sobre as Águas

22 Logo depois, Jesus obrigou seus discípulos a entrar na barca e a passar antes dele para a outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 23 Feito isso, subiu à montanha para orar na solidão. E, chegando a noite, estava lá sozinho. 24 Entretanto, já a boa distância da
margem, a barca era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25 Pela quarta vigília da noite, Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar. 26 Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: É um fantasma! disseram eles, soltando gritos de terror. 27 Mas Jesus logo lhes disse: Tranqüilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo! 28 Pedro tomou a palavra e falou: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti! 29 Ele disse-lhe: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. 30 Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! 31 No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste? 32 Apenas tinham subido para a barca, o vento cessou. 33 Então aqueles que estavam na barca prostraram-se diante dele e disseram: Tu és verdadeiramente o Filho de Deus.

Reflexão:  

Versículo 22-23: Jesus “obriga” os discípulos a entrarem na barca. Este verbo mostra que eles não estavam querendo ir... Eles sequer imaginavam o que aconteceria, mas Jesus sabia.. E os obriga... Há tempestades em nossas vidas que somos obrigados a passar para que cresçamos na fé. São ensinamentos que nossas almas necessitam. A ida de Cristo para longe pode parecer a principio um abandono Dele... Vejam se não é assim que nos sentimos quando as tempestades começam a aparecer na nossa vida...  Nos perguntamos frequentemente: “Cadê Deus que não está olhando para tudo isso?”... Mas Cristo não está alheio a tudo. Espera o momento certo para “entrar em ação”. Vemos também nesses versículos uma constante na vida de Nosso Senhor que deve ser um exemplo para todos aqueles que querem seguir seus ensinamentos: a necessidade de encontrar-se com Deus particularmente. Sim! Subir no monte e rezar sozinho. Tornarmo-nos íntimos Dele!

Versículo 24: A palavra “água” é utilizada na Bíblia para denominar coisas comuns. Muitas vezes, as tempestades vêm e agitam tudo o que estava no lugar... Tudo o que era comum. Muitas vezes, este vento é o próprio Espirito Santo e é bendito... Serve para que sejam varridos de nós tudo aquilo que nos afastam de Deus, para nos mostrar a direção correta... São as tempestades que vêm de Deus para nosso bem. Esta era a tempestade que agitava aquela barca.... Mas também existem outros ventos: aqueles que nós mesmos plantamos pelas nossas escolhas erradas e aqueles que vêm para nos derrubar, enviado pelo inimigo de Deus. Seja qual for a origem desse vento, há apenas uma pessoa que pode acalmar toda a turbulência interior causada por ele: Jesus!

Versículos 25-27: Cristo vem caminhando em cima das águas por que? Com certeza não foi para ser o padroeiro dos surfistas, nem tampouco para humilhar a galera que estava atemorizada... Ele caminha sobre as águas para nos mostrar algo muito importante: Ele está acima de tudo o que é comum em nossas vidas... É interessante notar que os discípulos não reconheceram Jesus em um primeiro momento. Assim também nos acontece quando nossa barca esta agitada... Fica difícil enxerga-Lo no meio de tanto caos... Por isso Ele diz: Não temas!!!! Fiquem tranquilos!!! Sou Eu! Hoje Ele quer dizer isso para mim e para você: não tenha medo nesta tempestade que estás atravessando, pois Eu estou aqui! Fique tranquilo, pois diante de Ti, está Aquele que está acima de todas as coisas que têm agitado sua barca!

Versículos 28-30: Pedro pede uma prova para Jesus... Se realmente era Ele, que O chamasse para caminhar sobre as águas. Os versículos que se seguem traduzem muito como agimos em meio à tempestade... Às vezes saímos dos nossos grupos de oração, de uma celebração na Igreja tão certos de que Cristo está acima de tudo, que fazemos como Pedro: começamos a andar sobre as águas!!!! Isso ocorre todas as vezes em que nossos olhos estão fixos no Senhor, Naquele que tudo pode! Porém, basta começarmos a dar mais importância para os problemas e barulhos do vento para começarmos a duvidar e a afundar! O vento já parecia mais forte... O problema cresce, vira um Golias.... Mas não podemos nos ater à nossa fraqueza e temos que ter a humildade de Pedro para assumirmos nossa falta de fé... E gritar a Jesus: “Senhor, salva-me!!!!”

Versículo 31: “No mesmo instante Jesus estendeu-lhe a mão!”. Creiamos: Cristo nos socorre NO MESMO INSTANTE que pedirmos!!! Ele não espera para nos salvar! Corre ao nosso encontro, pois sabe que se depender apenas de nós mesmos, afogaremos... E Ele não quer perder nenhum de nós! E porque não quer perder Pedro, pergunta a ele: porque duvidaste? Hoje Jesus nos pergunta isso também: porque duvidas que estou aqui e que nada te acontecerá? Por que duvidas que junto a mim podes caminhar sobre as águas?  Por que duvidas?????

Versículo 32: Ao socorrer Pedro, toma-o pelas mãos e entram na barca. O vento então cessa!!!! Quando Jesus entra na nossa barca, na nossa vida, são cessados todos os medos, toda insegurança, todo vento contrario! Eis a dica para obter paz e calmaria na nossa vida: deixar Cristo entrar na nossa barca! Gritar por Ele! Pedir seu socorro... E não desviar o olhar dos olhos Daquele que pode caminhar sobre as águas agitadas da nossa vida!

Versículo 33: Ao vivenciar tudo o que havia acontecido, os discípulos mostraram que haviam aprendido a lição! Pois, prostrando-se aos pés de Cristo, reconhecem Sua divindade! Sabem aquelas perguntas que fazemos em nossos corações quando estamos em dificuldade? “Meu Deus, porque estou passando por tudo isso? Para que toda essa tempestade?”... Então... Aqui está a resposta do motivo de toda e qualquer tempestade em nossa vida: TUDO acontece para que a gloria de Deus seja manifestada diante de nossos olhos!!! Portanto, da próxima vez que algum vento agitar nossa barca, tenhamos a tranquilidade de saber: isso será para a gloria de Deus... E, sem tirar os olhos de Nosso Senhor, caminhemos sobre toda agitação ao encontro Dele, convidando-O para a nossa barca! Logo logo a calmaria virá e sairemos mais fortalecidos da tempestade!


Músicas e Áudio do encontro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário