terça-feira, 25 de março de 2014

Encontro do dia 24/03/2014 - Os dez Leprosos

Os Dez Leprosos

11 Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia. 12 Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao
longe e elevaram a voz, clamando: 13 Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! 14 Jesus viu-os e disse-lhes: Ide, mostrai-vos ao sacerdote. E quando eles iam andando, ficaram curados. 15 Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. 16 Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano. 17 Jesus lhe disse: Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? 18 Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus? 19 E acrescentou: Levanta-te e vai, tua fé te salvou.

Reflexão:

Versículos 11-12: Na época de Jesus, a lepra era uma doença terrível e incurável. Desde o momento em que era constatada a lepra, o leproso era privado do convívio das outras pessoas e ficavam em um lugar isolado. O Novo Testamento nos mostra a situação dos leprosos, a sua vida em cavernas afastadas das pessoas. Se porventura um deles tivesse de andar ao encontro das pessoas, teriam que tocar um sino, para se auto anunciar e determinar a distância. A situação do leproso era humilhante, visto que a lepra era considerada no Judaísmo um estado de grande impureza, sua situação não tinha solução. Em caso de um leproso tornar-se curado, ele teria que ir até o Templo de Jerusalém se apresentar ao sacerdote que o examinava e o liberava para conviver com qualquer pessoa. Os leprosos do Evangelho vão em grupo pedir a Jesus pela sua cura! Estar em grupo dá-nos sempre mais força do que sozinho... Pedir em grupo, reivindicar em grupo... A voz de uma multidão é ouvida à distancia. Cristo mesmo nos encoraja a pedir em união a outros irmãos, quando fala:  “Eu vos digo mais isto: se dois de vós estiverem de acordo, na terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai que está nos céus o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles.” (Mt 18,19-20). Somos todos como esses leprosos. Somos todos enfermos. Pois também não estamos firmes (in(en) = não; fermos (firmus) = firme), e por muitas vezes também nos encontramos na situação deles: julgados pelos demais como impuros, indignos. Mas Jesus não vê nossa condição. Quando nos unimos e pedimos por algo, isso comove o coração de Cristo. Ele coloca-se no meio de nós. Por isso em nosso grupo temos vivenciado tantos milagres. Não porque somos santos, ou porque Deus tem preferencia por nossas orações... Mas porque acordamos sobre o que iremos pedir. E unindo-nos uns aos outros, cada um do seu jeito, gritamos de longe para Jesus. Sim! Ainda estamos distantes de Cristo... Mas Ele nos escuta! E vem colocar-Se no meio de nós!

Versículo 13: A palavra “compaixão” significa “sofrer com”. Esta é uma oração que produz milagres!!!! Gritar para Cristo: “Tenha compaixão de mim, Senhor!” significa dizer: Jesus, se coloque no meu lugar... Olhe para mim. Você que me conhece mais do que ninguém, vem curar minhas enfermidades, minhas fraquezas...

Versículo 14: Cristo não precisou nem se aproximar deles para cura-los... Aquela oração havia sido 100% eficaz, tanto é que Cristo manda que eles se apresentem aos sacerdotes. O que significava isso? Que a graça estava garantida!!!! Eles ainda não tinham percebido isso, mas colocaram-se a caminho... Quantos de nós já recebemos nossos milagres mas ainda não nos demos conta? Cristo age assim também em nossa vida... Aos poucos... Mas é necessário confiar e seguir o caminho... Acreditar que receberemos a graça, pois está escrito: “Pedi e vos será dado, buscai e achareis; batei, e vos será aberta. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao bater, se lhe abrirá” (Lc11,9-10)

Versículos 15-18: Nesses últimos versículos, vemos a gratidão de um samaritano. Os samaritanos eram inimigos dos judeus. Teoricamente, os outros nove deveriam voltar e não o samaritano... Mas o fato é que apenas ele voltou! E Jesus nota isso! Jesus nota a sua gratidão e a ingratidão dos demais! Já parou para pensar nisso? Cristo espera a sua gratidão!!!! Quantos de nós, quando estamos com problemas clamamos por milagres, vamos para Igreja, para grupos de orações... Mas quando recebemos nossa graça, sequer voltamos para agradecer? Nesta noite Cristo quer nos abrir os olhos para isso! É necessário voltar-se para Cristo e com atitude de gratidão, prostrar-se aos pés Dele!!!


Versículo 19: A última frase de Jesus é reveladora!!!! Os dez receberam a CURA, mas apenas o que foi grato recebeu a SALVAÇÃO!!!! Aqui está a grande diferença! Quantas pessoas que conhecemos já foram curadas, mas continuam com coração amargurado, longe de Deus? Parece ate que se esqueceram das inúmeras graças que Deus já fez na vida delas... Mas aquele que é grato a Deus e demonstra sua gratidão voltando para Cristo, este sim, recebe muito mais do que a cura... Recebe a sua salvação! 

Músicas do encontro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário