terça-feira, 2 de setembro de 2014

Encontro do dia 01/09/2014 - Alegrai-vos sempre no Senhor, pois Ele é a vossa paz (Filipenses 4,4-9)

Alegrai-vos sempre no Senhor, pois Ele é a vossa paz (Filipenses 4,4-9)

4 Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! 5 Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. 6 Não vos inquieteis com nada! Em todas as
circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. 7 E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus. 8 Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. 9 O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco.

Reflexão

Versículo 4: Alegrar-nos! Este é o sonho de Deus para nós no dia de hoje! Alegrar-nos sempre Nele! Quando percebermos que Ele é a nossa verdadeira fonte de alegria, jamais mendigaremos para o  mundo o que o mundo não pode nos dar. Ser alegre em Jesus é como aquela pessoa que vai ao supermercado de barriga cheia escolher o que levar consigo. Quando ela está saciada, não leva qualquer besteira para casa. Tem paciência de ler os rótulos e não se deixa levar pela aparência do produto. Assim também é a pessoa que sabe que sua fonte de alegria está em Deus: em suas relações, ela vai saciada, plena. Então, escolhe melhor. Ao contrário, aquele que não se sacia em Deus, é semelhante a alguém que vai ao mercado morrendo de fome. Qualquer biscoito recheado vira manjar dos deuses... E acaba levando para casa um tanto de coisas que não precisaria e, pior, um tanto de coisas que vai lhe fazer mal. Essa pessoa é movida por instintos e busca tão somente prazer e satisfação imediata. Um cristão que descobriu em Deus a fonte de sua alegria, ao contrário, percebe que a graça Dele nos basta. Não estamos famintos, nem em promoção, nem em liquidação. Mas se insistirmos em colocar um equivoco no lugar de Deus para preencher o vazio, daqui a pouco esse vazio vai parecer ainda maior... E ainda virá acompanhado de culpa. Nos culparemos do vicio, dos relacionamentos equivocados, das fugas que usamos para preencher o que não se preenche. Nosso coração tem um espaço que tem o exato tamanho de Deus; e só Ele pode preencher...

Versículo 5: ser amável, ser bondoso... E ser conhecido por isso. Um coração carente e ferido não consegue ser amável. Suas lembranças são sempre dos momentos em que o coração foi ferido e por isso não consegue mais ser bondoso com ninguém, pois vê malícia em cada esquina da vida... Se sente perseguido... Um coração que tenha Cristo, ainda que esteja ferido, consegue ser amável, pois Jesus nunca permitirá que a amargura e a tristeza crie raízes em seu coração. Ninguém imagina Cristo, ao chegar no céu, falando com Deus: "Olha aqui o que eu sofri... Veja os amigos que escolhestes pra mim, Pai... Que que é isso..." Jesus não levava nada para o lado pessoal. Quem leva tudo para o lado pessoal é carente. E Cristo não era carente. Ele olhava a situação de cima, assim como fez quando estava na cruz e disse: "Pai, perdoai-lhes, pois nao sabem o que fazem". Se faço como a Samaritana e aceito a água viva que Ele tem para me oferecer, percebo que apenas a graça Dele me basta... E tudo o que eu viver a partir de então, todos os meus relacionamentos, tudo o que vier é lucro...


Versículo 6: Tempo é prioridade... Para sabermos se algo é prioridade em nossa vida, basta vermos quanto tempo utilizamos com determinada pessoa ou situação... Qual tem sido a nossa prioridade? Quanto tempo oramos todos os dias? Quanto tempo utilizamos em nossa vida com orações de agradecimento? Por outro lado, quanto tempo gastamos pensando em nossas preocupações, ou, pior, nos preocupando com a vida dos outros? No último encontro, aprendemos que devemos confiar nossas preocupações a Cristo, pois Ele tem cuidado de nós. Nesse encontro, precisamos perceber que essas preocupações devem ser confiadas a Cristo por meio de oração, súplicas e ação de graças. Ter um coração agradecido, que rende graças a Deus, que reconhece o que Deus já nos fez, nos ajuda na fé e na esperança. Pois relembrando a sua ação em nossas histórias, percebemos que Ele agiu e continuará agindo em nosso favor.  É preciso, portanto, não apenas orar por nossas necessidades, mas orar agradecendo a Ele por todos os benefícios que tem feito em nossas vidas.

Versículo 7: Está escrito em Eclesiástico 30,22b: "não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos". Também em Jeremias 17,10, Deus diz: "nada mais ardiloso e irremediavelmente mau que o coração". Os pensamentos e o coração são enganosos e podem nos atormentar, nos fazer sair do caminho. Em Provérbios 4, 23, Deus nos adverte: "guarda o teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes de vida". Guardar acima de todas as coisas é guardar em Deus... A receita para a verdadeira paz está em guardar nossos pensamentos e nossos corações em Cristo Jesus. É nessa paz, que "excede toda inteligência", que Deus deseja que nos refugiemos... O coração esta muito teimoso? Seus pensamentos estão te atormentando? Guardai-os em Cristo. Oferecei-os a Ele. Peça a Ele que guie seus pensamentos, que te ensine a cuidar de seu coração.

Versículo 8: E como "dominar" nossos pensamentos? Fazendo o que São Paulo nos diz nessa carta: ocupando nossos pensamentos com tudo o que for "verdadeiro", "nobre", "justo", "puro", "amável", "de boa fama", "virtuoso" e "louvável". Fazer o exercício diário de examinar o que está em nosso pensamento e fazermos uma verdadeira faxina nele. Se algo não se encaixa no que o apóstolo nos sugeriu, apaga... limpa... Pois não vai nos trazer a paz!

Versículo 9: Existe uma condição para vivermos o plano perfeito de Deus em nossa vida: a obediência! Deus tem um plano bom e agradável em sua vida. Mas a nossa obediência vai determinar se esse plano irá se realizar ou não. Despojemo-nos então de tudo aquilo que não nos permite caminhar nos caminhos de Deus e sejamos sábios para buscarmos Nele a fonte inesgotável de alegria e paz!

Vídeo e Música do Encontro




Nenhum comentário:

Postar um comentário