segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Encontro do dia 22/09/14 - Êxodos 6,2-8 – Clamai para que sejas verdadeiramente livre

Êxodos 6,2-8 – Clamai para que sejas verdadeiramente livre

2 Deus disse a Moisés: “Eu sou o Senhor. 3 Apareci a Abraão, a Isaac e a Jacó como o Deus todo-poderoso, mas não me dei a conhecer a eles pelo meu nome de Javé. 4 Eu me
comprometi com eles a lhes dar a terra de Canaã, a terra onde levaram uma vida errante e habitaram como estrangeiros. 5 Ouvi o clamor dos israelitas oprimidos pelos egípcios, e lembrei-me de minha aliança. 6 Por isso, dize aos israelitas: eu sou o Senhor; vou libertar-vos do jugo dos egípcios e livrar-vos de sua servidão. Estenderei o braço para essa libertação e manifestarei uma terrível justiça. 7 Tomar-vos-ei para meu povo e serei o vosso Deus, e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos terei libertado do jugo dos egípcios. 8 Introduzir-vos-ei na terra que jurei dar a Abraão, a Isaac e a Jacó: e vos darei a possessão dessa terra, eu, o Senhor”.

Reflexão  

Versículos 2-3: Deus se revela a Moisés em um momento em que os israelitas já estavam abatidos pelo jugo pesado dos egípcios. Mas se revela de maneira diferente que havia se revelado aos patriarcas. Ele revela outra identidade: além de ser o Senhor todo-poderoso, Ele também dá a conhecer seu nome: Javé. Esse nome em hebraico significa “aquele que traz à existência tudo o que existe”. Ele se revela não apenas como o Senhor de todas as coisas, mas também como nosso criador. Como aquele que nos conhece no mais intimo de nosso ser, pois foi Ele quem nos criou!!!

Versículos 4-5: “Ouvi o clamor dos israelitas oprimidos pelos egípcios e lembrei-me de minha aliança”. O que ou quem nos oprime hoje? Quem tem feito o papel de egípcio em nossas vidas? Quem tem assumido esse papel de nos escravizar? Muitas vezes nós mesmos somos os nossos piores algozes. Muitas vezes não nos perdoamos, nos escravizamos pelos erros de outrora... Tambem, outras vezes, nos deixamos escravizar por relacionamentos equivocados, por pessoas que nos roubam, nos sequestram de nós mesmos... É interessante ver que Deus fala que “se lembrou” de sua aliança. Mas será que Ele se esqueceu em algum momento? Ou será que os israelitas tinham sem esquecido de pedir para Ele que a aliança fosse concretizada? Deus não se esquece nunca de suas promessas! Nós, seres humanos, é que nos esquecemos de pedir para que Ele concretize suas promessas em nossas vidas! Por isso Deus diz: ouvi o clamor dos israelitas oprimidos... Hoje Deus quer ouvir seu clamor! Ele quer ouvir de você o que te oprime! Quantas pessoas passam a vida inteira pedindo para que outros orem por elas... Mas não oram, não pedem, não clamam! Deus quer ouvir de você o que tem te oprimido!

Versículo 6: Hoje Deus manda um recado para cada um de nós: “Ei, você... Eu sou o seu Senhor! E só Eu posso te libertar desse jugo que te oprime. Hoje quero te livrar de sua servidão, de sua escravidão. E para isso, deixe-me perdoar em ti... Deixe-me amar em ti... Pois vou estender meu braço para essa libertação e manifestarei minha justiça”. Não há outra pessoa capaz de nos aliviar de nosso jugo além do proprio Deus... Cristo mesmo nos disse: “28. Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.29. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.30. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.” (Mt 11,28-30)
 
Versículos 7-8: Deus quer tomar posse de cada um de nós. Quer tomar-nos para si! Quer que sejamos Dele. Só assim, nessa rendição, é que saberemos quem Ele é em nossas vidas! Ele é nosso libertador, nosso criador... E como nosso criador, Ele quer que vivamos na abundancia e não na mendicancia da escravidão. A terra prometida, Canaã, simboliza nossa alma! Deus quer tomar posse de nossas almas para nos da-la de presente! Sim! Ele quer que tomemos posse do que somos! E para isso, precisamos expulsar os ladrões e as muralhas que foram construidas. Precisamos perdoar, precisamos nos perdoar... Precisamos tomar posse de nós mesmos. E quem vai fazer isso? Deus! Deus que vai fazer isso em nós!!! Porém, para chegarmos na vivencia dessa plenitude, é necessário clamar a Deus pela nossa libertação! São Paulo nos fala em Gal 5,1 que “1. É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão”. Cristo veio para que fosse concretizada essa libertação em nós. Portanto, precisamos pedir a Ele... E, uma vez libertados por Deus, tenhamos o cuidado de nos manter firmes para que não voltemos a nos escravizar novamente!

Vídeo e Música do Encontro


Nenhum comentário:

Postar um comentário