terça-feira, 16 de setembro de 2014

Encontro do dia 15/09/2014 - Tua graça me Basta (2 Coríntios 12, 9-10)

Tua graça me Basta (2 Coríntios 12, 9-10)

9 Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a
força de Cristo. 10 Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte.

Reflexão

Versículo 9a: São Paulo estava falando sobre suas lutas e pedindo socorro a Deus, quando o Senhor responde que apenas a graça Dele bastava. Essa frase é tão profunda! Quantos ensinamentos podemos tirar dela! Podemos começar com o ensinamento de que não devemos buscar reconhecimento de outras pessoas, mas apenas Daquele que nos conhece profundamente. Quantas frustrações temos vivido em nossas vidas por nos esforçarmos e não sermos reconhecidos? Quantos elogios gostaríamos de receber e nem sequer um olhar de "muito obrigado" nos é dado? Além disso, quantas vezes somos mal interpretados e julgados erroneamente por aqueles que nos cercam? E com isso, as feridas da alma só aumentam. Às vezes parece também que somos invisíveis, pois as pessoas não nos enxergam... Quanta carência acumulamos em nossas vidas se vivemos mendigando por esses reconhecimentos... Existe uma frase que gosto muito e que me ajudou a ultrapassar meus primeiros anos de separação: "Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles." O que realmente importa, meu irmão, minha irmã, é que estejamos de consciência tranquila, caminhando nos caminhos de Deus. Se seremos incompreendidos, o que importa? Cristo também foi incompreendido...  Hoje Deus vem nos falar o contrário. Ele nos diz: filho, filha, pare de se importar com o que os outros pensam de você. Pare de procurar no mundo a sua recompensa. Seja meu, entregue-se a mim e serás pleno. Apenas deseje que minha graça habite em teu ser e não terás mais necessidade de nada. Os grandes santos descobriram isso. Santa Teresa D'Ávila orava assim:
Nada te perturbe,
nada te amedronte.
Tudo passa,
a paciência tudo alcança.
A quem tem Deus nada falta.
Só Deus basta!

Só Deus basta, meu irmão! Deseja ser amado? Deixe-se amar por Deus! Deseja ser compreendido? Deixe-se ser compreendido por Deus! Deseja ser reconhecido? Queira ser reconhecido por Deus...
Outro aspecto dessa frase está na recompensa que devemos procurar em Deus. É o próprio Cristo que nos fala em Mt 6, 2-4: ''2. Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.3. Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita.4. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á.". Dessa forma, sempre que formos fazer algo por Deus, também apenas a graça Dele e o reconhecimento nos bastará. Assim como Maria, que sempre se diminuiu para que o Cristo aparecesse... Assim como os grandes santos.... Assim devemos ser. Que nos diminuamos para que Ele cresça em nós!

Versículo 9b-10: Temos dificuldade de assumir nossa fraqueza, porque queremos estar fortes do tempo todo. Só que a fraqueza faz parte da nossa vida... Está escrito em Isaias que " Até os adolescentes podem esgotar-se, e jovens robustos podem cambalear" (Isa 40,30).  Todos podem fraquejar em algum momento da vida... Mas é promessa de Deus que "aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças"(Isa 40,31a). Por isso São Paulo não se entristecia diante de suas fraquezas, mas se alegrava porque sabia que é exatamente nesse momento que a força de Cristo se torna real em nossas vidas. Por isso, não tenhamos medo quando somos fracos, pois é nesse momento em que Deus se torna tudo em nós. Sim! Quando estamos fortes, quando estamos bem, muitas vezes nos tornamos autossuficientes e por isso não buscamos a Deus e começamos a viver longe da graça. Mas ao contrario, quando somos abatidos e quando nossos castelos de areia são desmoronados, quando nossos santos de barro são quebrados, quando nos vemos no fundo do poço... São nesses momentos em que Deus se manifesta com  sua fortaleza. Por isso que São Paulo fala que se gloriava nas suas fraquezas... Porque sabia que Deus agiria. E assim a vitória seria certa! A hora da fraqueza é a hora de voltar para o Senhor. O que tem feito com que você se sinta fraco? Saiba que essa pessoa ou essa situação serão motivos de vitorias no Senhor! Por isso, alegre-se, pois Deus está te respondendo nessa noite: só minha graça te basta! Não temas, pois eu serei a Tua força!


Vídeo e Áudio do Encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário