quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Encontro do dia 05/08/2013 - Lucas 19, 1-10 – Zaqueu

Lucas 19, 1-10 – Zaqueu

Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos. 3 Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura. 4 Ele correu
adiante, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali. 5 Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa. 6 Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente. 7 Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador... 8 Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo. 9 Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão. 10 Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.

Comentários:

Versículos 1-2: Zaqueu era um cobrador de impostos muito rico. Naquela época, os cobradores eram tidos pelos Judeus como “traidores”, pois trabalhavam para o império Romano, tirando dinheiro dos judeus; O interessante é que o nome Zaqueu significa “justo”... Ou seja, ele foi criado para ser justo, mas havia desvirtuado do caminho, da vocação dele. Às vezes também nós saímos de nossos caminhos, nos desfiguramos...
Versículo 3: Zaqueu era pequeno: não apenas na sua estatura, mas era um homem que não pensava nas coisas de Deus... Pensava “pequeno”... Era pequeno... Quem só pensa nas coisas do mundo, não enxerga Jesus Cristo passar.
Multidão que atrapalha a ver Jesus: sempre encontraremos em nossas vidas uma multidão de gente que não quer que a gente se encontre com Cristo... São as pessoas que querem que permaneçamos no mundo.

Versículo 4: Subir na árvore significa olhar sua vida de cima... enxergar suas pequenezes... Este é o começo para quem busca Cristo... Quando Zaqueu sobe na árvore, consegue enxergar Cristo no meio da multidão. Na nossa vida também deve ser assim: devemos buscar as coisas do alto para podermos “enxergar” Cristo passando na nossa história;

Versículo 5: Cristo olha para Zaqueu: quando Cristo olha nos olhos de Zaqueu, ele se sente amado... Mesmo sendo pecador, se sente amado por Cristo, que o conhece... Aí está o inicio da conversão de Zaqueu! Quando é amado por Jesus que, mesmo sabendo de seus pecados, diz a Zaqueu, “desce de pressa, porque é preciso que hoje eu fique em sua casa”. Cristo não vai dar uma passadinha por lá não... Ele sabe que é preciso FICAR para que a conversão seja completa!! Peçamos que Cristo fique em nossas vidas, pois só assim haverá verdadeira conversão em nossos corações.

Versículos 6-8: Zaqueu fica de pé diante de Cristo... Apesar de ouvir da multidão que não era digno de receber Jesus em casa, Zaqueu aceita o convite... Na verdade, ninguém é digno de Jesus... Mas mesmo assim Ele nos quer ao Seu lado!
- Zaqueu confessa seus pecados e diz que vai refazer todo mal que fez: apenas diante de Jesus temos plena consciência do que fazemos de errado. É na luz que enxergamos nossos defeitos e “sujeirinhas”. Aqui, Zaqueu retoma seu caminho... Sua vocação de ser justo! É transfigurado em Cristo!


Versículos 9-10: Jesus perdoa e cura Zaqueu, dizendo que Ele veio procurar e salvar todo aquele que está perdido. Cristo veio me procurar, Cristo veio te procurar! Somos como Zaqueu, que muitas vezes perdemos o caminho traçado por Deus em nossas vidas, que nos desfiguramos e nem mesmo nos reconhecemos... Mas Cristo nos ama e vem para nos procurar, salvar, restaurar, curar! Receba no dia de hoje a visita de Cristo! Sinta-se amado por Ele... E peça para que Ele FIQUE em sua casa, FIQUE em sua vida, MEXA com suas estruturas e SARE todas as feridas!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário