quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Encontro do dia 29/07/2013 - Marcos 10, 46 - 52 - A cura do cego Bartimeu

Marcos 10, 46 - 52 - A cura do cego Bartimeu

46 Chegaram a Jericó. Ao sair dali Jesus, seus discípulos e numerosa multidão, estava sentado à beira do caminho, mendigando, Bartimeu, que era cego, filho de Timeu. 47 Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, filho de Davi, em
compaixão de mim!" 48 Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele gritava ainda mais alto: "Filho de Davi, tem compaixão de mim!" 49 Jesus parou e disse: "Chamai-o" Chamaram o cego, dizendo-lhe: "Coragem! Levanta-te, ele te chama." 50 Lançando fora a capa, o cego ergueu-se dum salto e foi ter com ele. 51 Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: "Que queres que te faça? Rabôni, respondeu-lhe o cego, que eu veja! 52 Jesus disse-lhe: Vai, a tua fé te salvou." No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.

Comentários:

Versículo 46: a estrada de Jerico era uma das mais movimentadas e também perigosas da época. Local de passagem de muitos estrangeiros, onde muitos mendigos ficavam.

Versículo 47: quando Bartimeu ouve a multidão aproximando, começa a pedia compaixão de Cristo. Compaixão é muito maior que pena... Compaixão é sentir (paixão) com... É colocar-se no lugar da pessoa.

Versículo 48: muitos tentam inibir o cego. Assim também é na nossa vida... Sempre encontramos aqueles que insistem em tirar nossa esperança... Dizer que nosso milagre não vai acontecer. Mas o que o cego faz? Começa a gritar mais alto! É passo que fará Jesus parar!

Versículo 49: É claro que Jesus já tinha evitado o cego desde o primeiro grito... Então porque só parou quando ele gritou mais alto? Porque Cristo queria saber até aonde ia a vontade daquele cego de ser curado... Nós só receberemos nossos milagres quando nossa vontade passar a ser anseio, quando nosso pedido virar um grito de socorro, quando nos  expusermos sem medo para Deus! E porque Jesus não foi até o cego e sim mandou chama-lo? Porque Ele quer que saiamos do nosso comodismo! De nada adianta pedir a Deus se você não fizer a sua parte!

Versículo 50: o cego lançou a capa fora. A capa era a identidade dos ceguinhos.. Eles a usavam para recolher a moedas que recebiam e também para protegerem-se das tempestades de aterrissa no deserto. Largar a capa significa abrir mão de nossas falsas seguranças,  abrir mão
do que fomos até agora para sermos transformados por Cristo! Ele largou a capa antes de voltar a enxergar! Largue a dia capa também! E corra para Aquele que pode transformar sua vida!

Versículo 51: Cristo pergunta ao cego o que deseja... É claro que Cristo sabia! Mas ele quer saber se o cego realmente quer ser curado... Às vezes, somos nos que não queremos a cura... E nos sabotamos!

Versículo 52: o cego é curado... Ao invés de seguir seu próprio caminho, começa a seguir Cristo! E é assim mesmo que deve acontecer... Uma vez que experimentamos Cristo, não ha outro caminho a seguir! Ao enxergamos Cristo na nossa história, não podemos larga-Lo mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário