quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Encontro do dia 30/09/2013 - Romanos 8, 28-30 - Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus

Romanos  8, 28-30 - Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus

28 Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios. 29 Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que
este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos. 30 E aos que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou.

Comentários:

Versículos 28-29: quando lemos este versículo, logo nos perguntamos: o que é amar a Deus? Será que eu O amo? Será que sou esse eleito? Lembremos que em grego, existem três traduções para a palavra amor: ágape -amor divino, filos - amor de amizade e eros - amor sexual. Deus nos ama com amor perfeito, o ágape, amor que é capaz de entregar-se por nós! E nós o amamos com o filos. Assim foi a resposta de Pedro em Jo 21,15-17. Na tradução do texto para o português, perdemos a dimensão do encontro de Jesus com Pedro após a sua ressurreição. Porque Jesus pergunta três vezes para Pedro se ele O ama com amor ágape e Pedro responde as três vezes que O ama com amor filos. Pedro foi sincero. Cristo conhece nossos corações e sabe que nosso amor é imperfeito porque somos assim, pecadores. Mas Jesus aceita nosso pequeno amor, assim como aceitou o de Pedro, a ponto de elegê-lo nosso primeiro Papa.
E quem são os eleitos de Deus? Primeiro precisamos saber que Deus não exclui ninguém, porque nos ama infinitamente. Quem se exclui são os próprios homens que optam por não fazerem parte dessa família. Amar a Deus faz parte de uma decisão - a decisão de fazer a Sua vontade em nossa vida. Pois fazem parte da família de Deus: "todo aquele que faz a vontade de nosso Pai que está nos céus" (Mt12,50). Assim sendo, somos nós quem nos fazemos escolhidos Dele!
Outra questão que nos vem à mente é em relação à afirmação que tudo concorre para o bem daqueles que amam e escolhem a Deus. Isso porque, uma vez que optamos por Deus, mesmo com nosso amor imperfeito por Ele, Deus transforma todos os acontecimentos de nossa vida em bençãos. Mesmo os mais dolorosos, mesmo esses, são transformados em um bem maior. Gosto de imaginar Deus traçando os caminhos de nossas vidas como uma bordadeira. Já viram como se inicia qualquer bordado? A bordadeira faz vários nós cegos... Se olharmos apenas para isso, nunca acreditaríamos que dali pudesse sair uma obra de arte... Muitas vezes nossas vidas se parecem com o inicio de um bordado... São tantos nós cegos que não sabemos onde vamos parar... Mas aí, vem a mão cuidadosa de Deus, unindo os pontos... E de repente, uma obra nova Ele faz em nós! Existem porem, alguns incrédulos que insistem em ver a obra pelo avesso: muitos nós, vários sofrimentos... Mas aquele que se faz eleito de Deus, não pode enxergar sua vida assim... Deve enxergar a obra nova pelo lado correto... Ainda inacabada, é verdade, pois ainda estamos percorrendo esse caminho que se chama vida... Mas já é obra de arte. E porque assim enxergamos, fica fácil acreditar que todo "nó" servirá para compor a nossa vida, e não destruí-la. Assim, começamos a acreditar TUDO concorre para o nosso bem! Todas as coisas, boas e ruins, são transformadas nas mãos de Deus para que o melhor aconteça em nossas vidas! Por isso os cristãos verdadeiros não se abalam com as tempestades da vida, pois sabem que "Todo aquele que honra a Deus tem a certeza de que sua vida, se for provada, será coroada; que depois da tribulação haverá libertação e que, se houver castigo, haverá também acesso à Vossa misericórdia. Porque vós não vos comprazeis em nossas perdas; após a tempestade, mandas a bonança; depois das lágrimas e dos gemidos, derramas a alegria!" (Tob 3, 20-22)

Versículo 30: E porque Deus nos predestinou para sermos como Jesus, Ele também vai nos justificar e glorificar. Justificar é tornar santo! Deus nos quer todos santos, pois nos quer ao lado Dele por toda a eternidade! Por isso também nos dá a sua glória em nossas vidas, para que possamos sempre cantar as suas vitórias em nós! Pois todo sofrimento que Deus permite em nossas vidas tem um único objetivo: a nossa santificação.
Hoje, portanto, somos convidados a reavivar a nossa esperança no nosso Deus do Impossível. Hoje é dia de entregarmos nossos "nós cegos" nas mãos daquele que pode fazer em nós uma obra nova!
"Senhor, neste dia queremos te entregar cada momento de nossas vidas em suas mãos, pois quando começas a agir, tudo tem um novo sentido. Vem dar-nos o dom da esperança, que é fruto da fé! Vem fazer-nos entender que cada detalhe em nossa existência está sendo traçado por Ti! Vem bordar nossas vidas e fazer em nós uma obra nova! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário